Solitude e a Canção¹ de Sandy e Tiago.

O ano ainda não acabou, mas estamos quase lá.
Em janeiro fiz um compromisso de solitude, um refúgio no a sós com o Eterno que já ensaiava a tantos outros anos... De lá para cá aprendi a diferença entre Solitude e Solidão, que solitude, é a capacidade de estar só. 
Winnicott² teorizou a respeito desta capacidade, a ser desenvolvida no processo de maturação emocional sendo indispensável à presença de alguém, contraditório não? Pois é, ele falava de solitude, não de solidão... A solitude é o estar só por escolha consciente, não tem nada a ver com o sentimento de abandono/ solidão. E este processo é necessário para o nosso amadurecimento.
Ao sermos criados, o Eterno disse o quanto não era bom estarmos sozinhos³ e as escrituras por Ele inspiradas, reafirmam isso, o próprio criador nos garante companhia eterna⁴... Winnicott não falava de espiritualidade, obviamente, mas sua teoria fez sentido para mim.
Na Solitude, desfrutar da companhia do eterno não é fácil nem simples... não sei por que mas a maioria de nós, temos dificuldade de parar. Parar para refletir, desfrutar do ócio, vazio. Será que é medo de sentir falta do que anseia? de enfrentar o sentimento de frustação? possivelmente. São tantos os medos...  
Para expressar o que acontece no decorrer dos dias, após esse compromisso...  Reescrevo o dueto entre Sandy e Tiago, em paráfrase...  Como sendo o meu com o Eterno, podendo ser seu também.


Suellen: Eu ainda estou aqui
Perdido em mil versões
Irreais de mim
Estou aqui por trás de todo o caos
Em que a vida se fez

Jesus: Tenta me reconhecer no temporal
Me espera
Tenta não se acostumar
Eu volto já
Me espera

Suellen: Eu que tanto me perdi
Em sãs desilusões ideais de mim
Não me esqueci
De quem eu sou
E o quanto devo a você

Jesus: Tenta me reconhecer no temporal
Me espera
Tenta não se acostumar
Eu volto já
Me espera

Suellen: Mesmo quando me descuido
Me desloco
Me deslumbro
Perco o foco
Perco o chão
Eu perco o ar
Me reconheço em teu olhar
Que é o fio pra me guiar
De volta
De volta

Jesus: Tenta me reconhecer no temporal
Espera
No temporal
Me espera
Tenta não se acostumar
Eu volto já
Me espera
Eu ainda estou aqui

Assim seja, Deus seja e esteja. 


¹ Música: Me espera sandy feat Tiago Iorc Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zBUurckfIiE
²D.W.Winnicott - O ambiente e os processos de maturação: Estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional (1958).
³Genesis 2:18
João 14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Durante.

Tudo no mesmo lugar...

SUMASA